sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Blogues genuínos

Há tempos estive num workshop sobre redes sociais e meios digitais e muito se falou dos blogues. Que estão no topo da escala de meios em que as pessoas confiam, mas que podem cair rapidamente para o fim dessa escala. E isso diz respeito ao momento em que perdem o seu carácter genuíno e passam a ganhar com os seus posts. Porque a partir do momento em que recebem algo em troca, os textos de quem os escreve podem não ser 100% verdadeiros. Percebo perfeitamente este argumento. Mas não sou fundamentalista. Quanto a mim, nunca ganhei um tostão com o blogue e mantenho aqui o meu estaminé com muito orgulho, com pessoas que passam por aqui porque gostam. Há de facto blogues que são verdadeiros casos de sucesso como a Pipoca mais Doce que se tornou um fenómeno, que hoje é mais comercial, mas que apesar de tudo gosto de ler. Outros há que não me despertam nenhum tipo de interesse. Mas há um exemplo que eu acho que conseguiu manter um grande equilíbrio e que apesar de ganhar alguma coisa com o seu blogue, consegue sempre ter artigos de interesse e muito bem escritos que é o Cocó na Fralda da Sónia Morais Santos. Repito, não sou fundamentalista, por isso, se um dia surgisse alguma oportunidade que eu achasse fazer sentido e que me desse a ganhar alguns trocos extra, era menina para aceitar. Mas nunca, por nunca, iria permitir que isso corrompesse o que aqui escrevo. Acho que, como tudo na vida, as coisas não podem ser catalogadas como preto ou branco, entre as duas, há uma enorme escala de tons.

3 comentários:

  1. Eu confesso que ao longo do tempo fui deixando vários blogues de parte por essa razão, de um dia para o outro tornaram-se demasiado comerciais. Parecem autenticas montras onde muitas vezes se nota que estão a falar de um produto por falar ou obrigação.
    É triste, muitos (foram) bons blogues "acabaram" à conta das marcas.

    Beijinho e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. Estou contigo. Tenho apenas uma parceria com a Wook, que me dá alguns créditos se as pessoas comprarem lá (mas digo dos livros o que me apetece), e com o Forretas, que até agora rendeu muito pouco.

    ResponderEliminar

Depósito de flores